Portugal promove oportunidades para empresas europeias em Cabo Verde

A Agência Espacial Portuguesa e o AIR Centre estão a promover a última de quarto oportunidades de internacionalização para PME europeias no âmbito do consórcio FPCUP. Dez empresas serão selecionadas para um evento presencial naquele país africano.

Depois de África do Sul, Brasil e Gana, a Agência Espacial Portuguesa, em parceria com o AIR Centre, está a promover a última de quatro oportunidades de internacionalização para pequenas e médias empresas (PME) europeias em Cabo Verde. Esta ação insere-se no âmbito do consórcio FPCUP (sigla inglesa para Acordo-Quadro de Parceria Caroline Herschel entre a Comissão Europeia), que pretende apoiar empresas que desenvolvam produtos baseados no Copernicus, o programa de observação da Terra da União Europeia.

Desta vez, a oportunidade destina-se a PME europeias que, utilizando o Copernicus, procurem internacionalizar para o arquipélago cabo-verdiano. À semelhança das oportunidades anteriores, serão selecionadas 10 empresas para um evento presencial na cidade da Praia, agendado para os dias 18 e 19 e julho de 2023.

Participando nesta iniciativa, as PME europeias terão possibilidades únicas de networking e poderão ganhar visibilidade e expandir os seus negócios para este país africano. Ao mesmo tempo, procura-se estimular a utilização de dados de observação da Terra por entidades cabo-verdianas.

Apoiando a internacionalização das empresas europeias, a Agência Espacial Portuguesa e o AIR Centre estão também a contribuir para que países como Cabo Verde possam tirar partido das inúmeras possibilidades que o Copernicus oferece. As imagens de satélite e produtos gerados pelo programa possibilitam serviços de valor agregado que impactam positivamente diversos setores, como a planificação costeira, as pescas ou a gestão de infraestruturas.

Nas últimas três ações, 30 empresas foram selecionadas para oportunidades e internacionalização entre África e América do Sul.

O júri, mais uma vez, será composto por elementos da Agência Espacial Portuguesa, AIR Centre, a EUSPA (sigla inglesa para Agência da União Europeia para o Programa Espacial) e por parceiros locais.

Não perca esta oportunidade. Saiba mais no guia para participantes.

Submeta a sua candidatura aqui até às 23h59 (GMT) do dia 28 de abril.

 

A Comissão Europeia financia o projeto FPCUP ao abrigo do FPA nº: 275/G/GRO/COPE/17/10042

Autor
Portugal Space
Data
11 de Abril, 2023