Portugal recebe a visita de 13 astronautas europeus

Astronautas de diferentes nacionalidades reúnem-se em Lisboa no final de maio para a assembleia europeia da Association of Space Explorers. Em paralelo ao encontro, decorrerão sessões em várias escolas e iniciativas abertas ao público, com o objetivo de inspirar os jovens e aproximar o espaço da sociedade. Ocasião coincide com o 50.º aniversário da Agência Espacial Europeia (ESA), celebrado a 30 de maio.

Pedro Duque, Ulrich Walter, Paolo Nespoli e André Kuipers têm pelo menos duas coisas em comum: são astronautas e integram a Association of Space Explorers (ASE). Mas estes são apenas quatro dos 13 astronautas que estarão em Portugal no próximo fim de semana. O motivo da visita é a realização da assembleia geral da divisão europeia da ASE, uma associação internacional e profissional que reúne exploradores espaciais de todo o mundo. 

O encontro, que decorre pela primeira vez em Portugal, reunirá alguns dos astronautas europeus mais relevantes na exploração espacial europeia e está marcado para sábado, dia 31 de maio, em Lisboa. A reunião é fechada ao público geral, mas a Agência Espacial Portuguesa organizou, em colaboração com a ASE, atividades abertas a todos aqueles que quiserem participar. “Acolher a reunião da ASE-Europe é uma oportunidade para promover o Espaço junto dos mais jovens e levar as atividades de exploração espacial, uma área que começa a crescer em Portugal, ao público geral”, aponta Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa.  

A visita dos astronautas europeus a Portugal coincide com o 50.º aniversário da Agência Espacial Europeia (ESA), que se celebra na próxima sexta-feira, dia 30 de maio. Na manhã desse dia, os astronautas da ASE vão participar em sessões dedicadas aos alunos de escolas Castelo Branco, Constância, Lisboa, Santiago do Cacém, Seixal, Sintra e Oeiras. O programa inclui ainda visitas a empresas e instituições ligadas ao setor espacial da parte da tarde.   

Pedro Duque, astronauta espanhol e presidente da ASE-Europe, estará em Castelo Branco. Em Santiago do Cacém, os alunos da Escola Básica Frei André de Veiga poderão saber mais sobre a vida no espaço com Helen Sharman (Reino Unido) e Andy Turnage (EUA). O Centro Ciência Viva de Constância recebe o holandês André Kuipers e Alper Gezeravci, o primeiro astronauta turco. 

No Seixal, os alunos da Escola Secundária da Amora vão poder conversar com o alemão Reinhold Ewald e o austríaco Franz Viehböck. Em Lisboa, a Escola Secundária Padre António Vieira acolhe a norueguesa Jannicke Mickelsen e o alemão Gerhard Thiele. Já em Sintra, a Escola Básica D. Carlos I recebe Thomas Reiter, da Alemanha, e Christer Fuglesang. da Suécia (na fotografia). Em Oeiras, haverá duas sessões: na Escola Secundária Sebastião e Silva, com o romeno Dumitru-Dorin Prunariu, e na Escola Secundária da Quinta do Marquês, com o alemão Ulrich Walter. 

No dia seguinte, domingo, 1 de junho, entre as 11h00 e as 12h30, astronautas da ASE participam na sessão “Do Espaço ao Pavilhão do Conhecimento” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A iniciativa, organizada pela Ciência Viva com o apoio da Agência Espacial Portuguesa, integra a programação do Dia da Criança. Consulte aqui o programa. 

“Com estas sessões, levamos o Espaço às escolas e damos a estudantes portugueses a oportunidade de contactarem com exploradores, cujas histórias vão inspirar os jovens que participarão nestas sessões”, perspetiva o diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa. 

Autor
Portugal Space
Data
27 de Maio, 2025