Prémio de Inovação Espacial distingue sistema de comunicação para operações espaciais
TEKEVER vence Prémio de Inovação Espacial da Agência Espacial Portuguesa. ESPRESSO, do Instituto de Astrofísica, recebe menção honrosa e professor Carlos Fernandes foi distinguido com Prémio Carreira.
O projeto GAMALINK, da TEKEVER, é o vencedor da primeira edição do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais, promovido pela Agência Espacial Portuguesa. O prémio foi entregue esta quarta-feira, no encerramento da 8.ª edição da New Space Atlantic Summit, pela Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, e pelo presidente do júri do galardão José Manuel Mendonça, do INESC TEC.
O projeto ESPRESSO, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, foi distinguido com uma menção honrosa para o mesmo prémio. A Agência Espacial Portuguesa agraciou ainda o professor Carlos Fernandes, do Instituto Superior Técnico e do Instituto de Telecomunicações, com o Prémio Carreira.
“Estes projetos são um exemplo claro da capacidade de inovação do ecossistema espacial nacional. Combinam excelência científica, visão tecnológica e um impacto concreto nos ecossistemas espaciais nacional e europeu”, afirmou Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.
O Prémio de Inovação Espacial reconhece projetos com forte carácter inovador, impacto no setor espacial e potencial de aplicação concreta e foi atribuído pela primeira vez em 2025. A escolha resultou de um processo de candidatura das entidades promotoras, que atingiu as 26 participações. Destas, a equipa da Agência Espacial Portuguesa fez uma pré-seleção e os seis finalistas foram posteriormente avaliados por um júri de personalidades ligadas ao ecossistema espacial e de inovação português.
O GAMALINK da Tekever é um sistema de comunicação entre satélites de curto e longo alcance (entre 10 centímetros e 1000 quilómetros), que assegura medições precisas de distância, sincronização temporal e transferência de dados, e que foi validada comercialmente, tendo integrado missões da Agência Espacial Europeia (ESA) como o PROBA-3 e HERA.
Ricardo Mendes, CEO da empresa que recentemente atingiu o estatuto de “unicórnio”, sublinhou que a entrega do prémio “é um grande reconhecimento para a equipa de espaço da TEKEVER, que está a trabalhar neste produto há tantos anos”. “O GAMALINK está hoje a bordo de várias missões espaciais, nomeadamente do PROBA 3 e do Hera, e tem um papel fundamental, na medida em que permite a ligação e comunicação entre os diversos satélites que compõem as duas missões. Sem GAMALINK não existiam estas missões”, afirmou Ricardo Mendes, numa mensagem de agradecimento pelo reconhecimento.
O presidente da TEKEVER promete ainda continuar a investir na tecnologia agora reconhecida “ao longo dos próximos anos”. Achamos que é cada vez mais fundamental numa altura em que todo o setor espacial está a apostar em constelações e ligação entre satélites é fundamental”.
A menção honrosa atribuída ao projeto ESPRESSO reconhece o papel do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço no desenvolvimento de sistemas óticos para o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO). O espetrógrafo ESPRESSO, de alta resolução, tem permitido observações pioneiras, incluindo a deteção de planetas de baixa massa e a caracterização de atmosferas de exoplanetas.
Por fim, o Prémio Carreira foi atribuído ao Professor Carlos Fernandes, do Instituto Superior Técnico e Instituto de Telecomunicações, em reconhecimento de um percurso profissional de excelência e de um contributo notável para o desenvolvimento da ciência e tecnologia espacial em Portugal.
O Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais tem natureza simbólica e constitui um reconhecimento público ao melhor projeto do ano. Fizeram parte do júri, presidido por José Manuel Mendonça (INESC TEC), Isabel Nunes (Instituto de Defesa Nacional), Pedro Arezes (Escola de Engenharia da Universidade do Minho), Silvia Garcia (ANI), Cláudio Melo (ESO) e Marta Gonçalves (Agência Espacial Portuguesa).
Os prémios foram entregues no final da 8.ª New Space Atlantic Summit, em Lisboa, que aconteceu a 13 e 14 de maio, em Lisboa, tendo reunido mais de 60 oradores nacionais e internacionais. A conferência contou com a presença de cerca de 300 participantes, afirmando-se como um dos principais encontros nacionais dedicados ao setor espacial.
