Temporada Portugal-França aproxima Agência Espacial Portuguesa e CNES
Organizada pelo Institut Français, a Temporada Portugal-França, que teve uma duração de nove meses ao longo de 2022, chegou ao fim no final de Outubro. Com cerca de 500 eventos multidisciplinares em 87 cidades francesas e 55 cidades portuguesas,
esta foi uma celebração da amizade franco-portuguesa.
Organizada pelo Institut Français, a Temporada Portugal-França, que teve uma duração de nove meses ao longo de 2022, chegou ao fim no final de Outubro. Com cerca de 500 eventos multidisciplinares em 87 cidades francesas e 55 cidades portuguesas, esta foi uma celebração da amizade franco-portuguesa. Centrada em temas como os oceanos e a conservação ambiental, a Temporada também proporcionou às agências espaciais francesa e portuguesa a oportunidade de reforçarem os seus laços através de projetos conjuntos, dando origem a intercâmbios frutuosos e fortes sinergias, apoiados pelo Institut Français e pelo Comissariado Português.
Março — Spatiobus em Portugal
Criado pelo CNES, o Spatiobus é uma plataforma de divulgação científica itinerante centrada em aplicações e tecnologias espaciais, estando também equipada para receber telemetria de foguetes e balões concebidos e lançados por jovens. De 7 a 25 de Março, o autocarro aventurou-se fora de França pela primeira vez numa viagem por Portugal. Coordenada pela Ciencia Viva, a organização portuguesa de divulgação científica e engenharia e a Agência Espacial Portuguesa, uma série de atividades lideradas pela associação parceira do CNES Planète Sciences deu a cerca de 1.500 alunos e professores a oportunidade de construir pequenos satélites, conduzir projetos de oceanografia e muito mais. As entidades francesas e portuguesas puderam assim tirar partido da experiência e do know-how umas das outras, e os métodos de aprendizagem utilizados pelo Spatiobus revelaram-se um valioso complemento à paleta de ferramentas da Ciência Viva. O CNES também aproveitou esta oportunidade para destacar uma vasta gama de competências de engenharia e excelência científica francesa. Esta colaboração franco-portuguesa levou o espaço ao público de cidades distantes dos grandes centros culturais.
Spatiobus chegou a vários pontos de Portugal e a milhares de estudantes e professores. © CNES
Março a maio — Exposição fotográfica: As costas portuguesa e francesa sob o olhar dos satélites
Na primavera, uma exposição mostrou as costas francesa e portuguesa sob o olhar de satélites chegou às cidades de Bordéus (de 4 a 29 de Abril) e de Guimarães (de 8 de Março a 10 de Maio) com fotografias adquiridas pelos satélites Pleiades e Geosat. Esta exposição mostrou ao público a importância dos esforços para salvaguardar os nossos oceanos e preservar o ambiente e a biodiversidade, salientando ao mesmo tempo o papel fundamental dos satélites de observação da Terra na informação das decisões ambientais, sociais, científicas, económicas e políticas.
Exposição decorreu simultaneamente em Guimarães e Bordéus. © Agência Espacial Portuguesa
Julho e outubro — EuRoC e C’Space unem forças para a educação
O European Rocketry Challenge (EuRoC) e o C’Space são dois programas de divulgação de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) concebido, respetivamente, pela Agência Espacial Portuguesa e pelo CNES para encorajar os jovens a prosseguir estudos científicos e de engenharia, promovendo carreiras relacionadas com o espaço.
A Temporada deu às duas agências a oportunidade de combinar os seus esforços de divulgação. O C’Space é o evento espacial anual de Verão onde os estudantes têm a oportunidade de lançar foguetes, balões e canats construídos durante o ano para os projetos educacionais do CNES. O C’Space deste ano realizou-se em Tarbes, entre 16 e 23 de Julho.
Na edição deste ano do EuRoC, 25 equipas foram selecionadas para lançarem os seus foguetes. Entre 11 e 18 de Outubro, 18 equipas puderam montar os seus foguetes em Ponte de Sor e lançando-os no Campo Militar de Santa Margarida. Uma das 18 equipas concorrentes, uma equipa francesa, fez a viagem para este evento inspirador.
Outubro – Voos parabólicos
Todos os anos, o CNES organiza uma campanha de voos parabólicos para dar aos estudantes franceses a oportunidade de fazer experiências em condições de microgravidade a bordo do avião Airbus ZERO-G, operado pela Novespace. Para a campanha deste ano, o CNES e a Agência Espacial Portuguesa reuniram universidades e escolas de engenharia de topo em ambos os países para formar equipas internacionais. O projeto LOTUS, um esforço de equipa entre estudantes da escola de engenharia aeroespacial ISAE/Supaero e o Instituto Superior Técnico foi selecionado. A campanha de voo parabólico teve lugar em Mérignac, França, entre 3 e 7 de Outubro.
O presidente e CEO do CNES, Philippe Baptiste, saudou o sucesso da Temporada: “A cooperação é um valor central no espaço e esta iniciativa mostra a excelente cooperação entre o CNES e a Agência Espacial Portuguesa. Estou muito feliz por ver uma relação de trabalho tão boa entre as duas agências, que nos permitiu montar a exposição de fotografia e organizar os voos parabólicos e o tour do Spatiobus. A temporada simplesmente fortaleceu os laços existentes entre nós e, agora, trabalharemos juntos para desenvolver novos caminhos de cooperação no futuro”.
O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, destacou ainda a cooperação entre as duas agências espaciais como razão do sucesso da temporada Portugal-França 2022: “Ter o CNES e a Agência Espacial Portuguesa a trabalharem em conjunto na promoção do espaço revelou-se muito gratificante. A digressão do Spatiobus chegou a vários pontos do país e aproximou os jovens do espaço; isso também aconteceu com a exposição de Guimarães, que se revelou um sucesso, atingindo um público alargado e promovendo a conversa sobre as alterações climáticas.”