Terra em Foco 2026 abre chamada para
submissão de comunicações
A terceira edição da Conferência Nacional de Observação da Terra – Terra em Foco acontece em março de 2026, em Coimbra. Agenda centra-se no uso de dados de satélite para a tomada de decisões. Evento conta com o apoio de várias instituições locais.
Coimbra será, no próximo ano, o ponto de encontro da comunidade nacional de Observação da Terra. A cidade recebe, nos dias 17 e 18 de março de 2026, a terceira edição da conferência nacional de Observação da Terra — Terra em Foco, organizada pela Agência Espacial Portuguesa. O evento conta com o apoio da Universidade de Coimbra (UC), do Centro de Competências de Informação Geoespacial (CGEO) da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes (IPN).
O período para submissão de comunicações (formato apresentação oral e póster), workshops e stands já abriu e as candidaturas podem ser submetidas através da página oficial do evento, onde poderão ser encontradas mais informações sobre a conferência.
A agenda da próxima edição do Terra em Foco terá uma temática abrangente, focando-se na utilização dos dados de satélite na tomada de decisão. “Sabemos que a observação da Terra pode contribuir para a resolução de problemas diários, na gestão de emergências ou recursos, mas a verdade é que também pode apoiar na implementação de diretivas, ou ajudar a otimizar operações de empresas e instituições”, introduz Carolina Sá, gestora de programas de Observação da Terra da Agência.
“As sessões que estão a ser planeadas vão refletir exemplos de como passar da observação à ação, através de exemplos concretos, e apoiar as instituições nacionais a adotar estas soluções de forma integrada”, acrescenta.
Nesse sentido, Vasco Mantas, diretor do Laboratório de Observação da Terra da Universidade de Coimbra, aponta que o evento “é uma oportunidade única para alinhar a excelência científica com os desafios concretos que enfrentamos a nível nacional e Europeu”. Já Cidália Fonte, professora na Universidade de Coimbra, considera que a conferência Terra em Foco será uma “excelente oportunidade” para promover “a cooperação interdisciplinar, a inovação e a criação de soluções para os desafios da sustentabilidade do nosso planeta”.
Para Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM da Região de Coimbra, entidade que lidera o CGEO, a realização da Terra em Foco em Coimbra reforça o “papel estratégico da região na área da geoinformação e no desenvolvimento de soluções”, tanto a nível local como global. “O CGEO tem como missão aproximar os dados geoespaciais dos territórios, apoiando decisões mais eficazes e sustentáveis, sobretudo em áreas como o crescimento urbano, a gestão agrícola ou o risco de incêndios rurais”, sublinha.
Jorge Pimenta, Diretor de Inovação do IPN, vê a conferência como plataforma para “o encontro entre ciência, tecnologia e mercado”, o que representa uma oportunidade para startups e empresas que queiram desenvolver “novas oportunidades baseadas em dados geoespaciais”.
A edição de 2026 da Terra em Foco tem ainda os olhos postos na internacionalização, especialmente através da presença de oradores de instituições, empresas e centros de investigação estrangeiros. “Acreditamos que a comunidade nacional poderá tirar proveito das interações com diferentes oradores e é essencial trazer a perspetiva internacional para a conferência. O nosso maior objetivo é sempre estimular a partilha de conhecimento”, aponta Carolina Sá.
A agenda da próxima Terra em Foco será composta pelas habituais sessões plenárias, que incluem a apresentação de trabalhos científicos de investigadores e estudantes, bem como a mostra de novos produtos e tecnologias desenvolvidos por empresas, vários workshops e sessões práticas.
À semelhança da edição de 2024, serão atribuídos prémios aos estudantes com a melhor comunicação oral e a melhor comunicação em formato póster. O galardão Terra em Foco 2026 será atribuído a uma personalidade, coletivo ou projeto com contribuições significativas para o setor da observação da Terra em Portugal. A data para a submissão de candidaturas ao galardão será anunciada em breve.
