Agência Espacial Portuguesa e LNEC promovem utilização do Copernicus para as cidades inteligentes

Evento promovido pela Agência Espacial Portuguesa e LNEC está agendado para dia 26 de maio, decorrerá presencialmente nas instalações do LNEC, em Lisboa. A ação contará com sessões informativas e práticas, assim como uma sessão de matchmaking. Inscrições fecham no dia 18 de maio.

© Freepik

Registe-se

A  Agência Espacial Portuguesa, em conjunto com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), promove o evento Copernicus para as Cidades Inteligentes. A ação está marcada para o dia 26 de maio de 2023, no Centro de Congressos do LNEC. 

O evento, promovido no âmbito das atividades financiadas pelo Acordo-Quadro da Parceria para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores (FPCUP*), procura responder às necessidades dos utilizadores dos serviços de Observação da Terra no setor cidades inteligentes em Portugal 

Sofia Souto, gestora de projetos de Observação da Terra na Agência Espacial Portuguesa, explica que a ação pretende “promover a utilização do programa Copernicus por diferentes utilizadores finais, sempre em coerência com as áreas-chave prioritárias em Portugal”. “Promovemos, anteriormente, uma ação semelhante para o setor energético. Agora, olhamos para as cidades inteligentes e esperamos contribuir para existência de cada vez mais cidades que fazem uso de um conjunto de sistemas que interagem de forma inteligente, usando energia, materiais, serviços e recursos de forma sustentável”, acrescenta.  

Ao longo de um dia serão abordadas várias vertentes que relacionam a observação da Terra  à  existência de cidades inteligentes. O dia iniciará com as boas-vindas de Laura Caldeira, presidente do LNEC, seguindo-se uma breve apresentação sobre o programa Copernicus. Entre os oradores convidados para as sessões do evento encontram-se Arnis Kadakovskis, da EUSPA, João Bentes de Jesus, da GeoSat, Laura Lorenzo, da Green City Makers, Cristiana Leandro, da Agência Nacional para a Inovação, Ricardo Cabral, da Spotlite, ou Giuseppe Cornaglia, da Autoridade Nacicnal de Emergência e Proteção Civil, por exemplo.  

Também se darão a conhecer as necessidades do setor em Portugal, bem como casos de sucesso da indústria e da academia nacionais. A conferência conta ainda com uma sessão de matchmaking, que procura estimular o relacionamentoentre diferentes partes interessadas.  

O evento fica completo com sessões práticas e informativas, que pretendem dar aos participantes da conferência as ferramentas e conteúdos necessários para utilizar os serviços do programa de observação da Terra Europeu: “O nosso objetivo também é mostrar as potencialidades dos dados e serviços Copernicus aos municípios, entidades públicas e privadas e, por essa razão, promovemos estas sessões mais práticas para que vejam a aplicabilidade destes serviços. Assim, aproximamo-los muito mais do programa Copernicus”, acrescenta Sofia Souto.  Focando diversos temas de interesse para os diferentes intervenientes das cidades inteligentes, as sessões terão sempre um denominador comum: a observação da Terra. 

Consulte a agenda do evento aqui. 

Autor
Portugal Space
Data
15 de Maio, 2023