Agência Espacial Portuguesa lança concurso
para exploração de comando e controlo de satélites
em Santa Maria

Localizada na Ilha de Santa Maria, a antena TT&C de 15 metros da Agência Espacial Portuguesa representa uma capacidade adicional instalada no Teleporto de Santa Maria, nos Açores, que permitirá posicionar Portugal nas operações de missões espaciais internacionais, devido às suas características e desempenho excecionais.

A Agência Espacial Portuguesa lançou esta sexta-feira, dia 20 de janeiro, o concurso para a exploração de uma antena de 15 metros dedicada ao comando e controlo de satélites, instalada no Teleporto da ilha de Santa Maria, no Arquipélago dos Açores.

Os interessados deverão garantir a exploração comercial da antena com o objetivo de capacitar o ecossistema espacial nacional, promovendo o desenvolvimento das ciências e tecnologias do Espaço e a promoção da inovação e do emprego científico, nomeadamente na ilha de Santa Maria, contribuindo assim para alavancar o ecossistema espacial de Santa Maria.

Esta antena de 15 metros, de elevado desempenho, destina-se ao controlo e comando de satélites e missões espaciais  nas bandas S e de banda X, com um desempenho semelhante às estações terrestres ESTRACK de 15 metros da Agência Espacial Europeia, e com capacidade para missões fora das órbitas terrestres.

“Esta infraestrutura tem como principal objetivo alavancar o Teleporto de Santa Maria, com novas capacidades, únicas em Portugal, permitindo assim a sua utilização em novas missões, em particular nas missões científicas da Agência Espacial Europeia, como por exemplo a missão para o estudo do sol, Proba 3. Devido às suas características e desempenho, esta estação permitirá ainda posicionar Portugal nas redes internacionais dos operadores de estações terrestres ”, afirma Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

O concurso engloba os terrenos onde a antena se encontra instalada, a torre de suporte e as infraestruturas adjacentes e de suporte e prevê a assinatura de um contrato por um período de dez anos.

O prazo para a entrega de propostas termina 30 dias após a publicação do concurso. Para mais informações consulte a página de concursos do website da Agência Espacial Portuguesa.

Autor
Portugal Space
Data
20 de Janeiro, 2023