I Conferência Nacional Copernicus com nova data

A primeira Conferência Nacional sobre o programa Copernicus, inicialmente agendada para dezembro de 2021, foi adiada para março de 2022.

Devido à evolução pandémica e ao aumento de casos positivos de covid-19 em Portugal e na Europa, a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space tomou a decisão de adiar a I Conferência Nacional Copernicus, que estava agendada para os dias 13 e 14 de dezembro, na Universidade de Évora. O evento tem já nova data e realizar-se-á a 22 e 23 de março de 2022.

Carolina Sá, responsável pelos projetos de Observação da Terra na Agência Espacial Portuguesa, lamenta que a conferência tenha sido adiada, mas salienta a “excelente adesão” que o evento teve por parte da comunidade nacional: “Infelizmente, a I Conferência Nacional Copernicus foi adiada, mas a quantidade de candidaturas para comunicações orais e apresentação de pósteres que recebemos indica que, em março, teremos um evento de referência. O objetivo é que este seja, realmente, o ponto de encontro para a comunidade nacional de utilizadores Copernicus.”

Desde setembro último, mês em que abriu a chamada para submissão de candidaturas, a Agência Espacial Portuguesa recebeu mais de 150 registos e meia centena de resumos nas variadas temáticas de atuação do Copernicus.

 

Um “potencial enorme”

Ainda que o evento tenha sido adiado, o objetivo continua a ser o mesmo: “Juntar não apenas os membros da rede de embaixadores do Programa Copernicus, mas também aqueles que já usam as imagens captadas pelos satélites Sentinel e, claro, aqueles que pretendem vir a fazê-lo”, frisa Carolina Sá.

“É uma troca de conhecimentos essencial para o crescimento da base de utilizadores de um sistema que é tão fundamental para várias áreas de atividade humana, como a economia, a investigação, o ensino, a cultura, entre tantas outras. E tem um potencial enorme em Portugal”, acrescenta. Em setembro, aquando do lançamento da chamada para candidaturas, a responsável pelos projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa salientou que também é objetivo do evento “fazer com que os fornecedores nacionais estejam conscientes das oportunidades que se colocam ao nível do fornecimento de serviços para o Copernicus, para que Portugal possa aumentar de forma significativa a sua presença no programa”.

Os domínios de aplicação dos dados de Observação da Terra são muito vastos, indo da agricultura às pescas – com a monitorização de colheitas ou maximização de recursos à monitorização das reservas de pesca ou deteção de atividades ilegais –, passando por ferramentas de melhoria da mobilidade, monitorização da qualidade do ar ou deteção de movimentos do solo nas infraestruturas.  A conferência incluirá comunicações em várias destas temáticas, com uma sessão específica para a agricultura. A agenda provisória pode ser já consultada aqui. O registo para assistir à conferência ficará aberto até ao final de janeiro de 2022, estando a lotação limitada à capacidade dos espaços que acolherão o evento.

A Conferência Nacional Copernicus acontece no âmbito do programa FPCUP* e no seguimento da realização de três workshops focados nas potencialidades do Programa da União Europeia para a criação de aplicações e serviços nos segmentos de monitorização dos meios marinho e terrestre, mas também nas oportunidades que existem de financiamento e desenvolvimento de um modelo de negócios baseado em dados de satélite.

 

Informação relevante

Formulário de Registo 

Agenda Provisória

 

[*Este evento é apoiado pelo Acordo-Quadro de Parceria Caroline Herschel da União Europeia para a adoção do Copernicus pelos utilizadores sob o acordo de subvenção nº FPA 275 / G / GRO / COPE / 17 /10042, projeto FPCUP (Framework Partnership Agreement on Copernicus User Uptake), Ação nº 18, “Portuguese users coordination and training – Part II (Portugal Space, Direcção-Geral do Território and Air Centre”, bolsa SGA n.º 10]   

 

Autor
Portugal Space
Data
30 de Novembro, 2021