Portugal apoia a internacionalização das PME europeias que trabalham com o Copernicus

A Portugal Space abriu o segundo de quatro concursos destinados a promover a internacionalização de PME europeias que desenvolvam produtos baseados no Copernicus. Um total de 10 PME serão selecionadas para participar num evento presencial no Rio de Janeiro.

[ATUALIZAÇÃO: A DATA-LIMITE PARA SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS FOI ALARGADA PARA 4 DE FEVEREIRO, ATÉ ÀS 23H59 GMT]

Depois do sucesso do primeiro concurso para Pequenas e Médias Empresas (PME), à qual concorreram empresas de sete países europeus, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, em conjunto com o AIR Centre, abre a segunda de quatro oportunidades para promover a internacionalização de PME europeias que estejam a desenvolver produtos com base no Programa Europeu de Observação da Terra, Copernicus 

Esta segunda competição destina-se às PME europeias que usem o serviço Copernicus e que procurem expandir os seus negócios para o Brasil. Um total de 10 PME serão selecionadas para participar num evento presencial no Rio de Janeiro, marcado para os dias 29 e 30 de Março de 2022. A Universidade Federal do Rio de Janeiro a e Anprotec são os parceiros locais para este evento. 

A participação nesta iniciativa proporcionará oportunidades únicas de networking para as PME europeias, permitindo com que estas ganhem visibilidade e expandam os seus negócios para o maior país da América do Sul, ao mesmo tempo que estimula a utilização de dados Copernicus por entidades brasileiras.  

Para além disso, a iniciativa acontecerá em paralelo com um grande evento Eureka organizado pelo AIR Centre, no Rio de Janeiro, no âmbito a presidência portuguesa na maior rede mundial de cooperação em I&D.  

Ao apoiar a internacionalização das empresas europeias, a Portugal Space e o AIR Centre estão também a contribuir para que África e América do Sul possam tirar partido das inúmeras vantagens e possibilidades providenciadas pelo Copernicus. Imagens de satélite e produtos gerados pelo programa possibilitam serviços de valor agregado que impactam positivamente diversos setores, como agricultura, silvicultura, otimização de recursos ou gestão de infraestruturas. 

Gana e Nigéria serão os próximos destinos para os eventos de ação da FPCUP* em 2022. Nestes países, as empresas europeias — que serão selecionadas de futuros concursos — terão uma oportunidade excecional de networking que tem como objetivo incrementar a sua visibilidade em mercados internacionais, levando à expansão da sua atividade.  

No primeiro concurso, que promoveu oportunidades de promoção e internacionalização na África do Sul, 11 empresas foram selecionadas pelo júri, composto pela Agência Espacial Portuguesa, AIR Centre, EUSPA (sigla inglesa para Agência da União Europeia para o Programa Espacial) e a ZASpace. As empresas vão participar no evento EUREKA meets the Atlatic, marcado para os dias 21 e 22 de fevereiro, que acontecerá em formato híbrido.

Não perca esta oportunidade única! Candidate-se aqui!  

A data-limite para participar neste concurso para a Internacionalização de PME no Brasil é 28 de janeiro, 17h00 CET. 

Para mais detalhes, leia o Guia de Participantes (versão em inglês). 

*O projeto FPCUP é financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do FPA 275/G/GRO/COPE/17/10042 

Autor
Portugal Space
Data
13 de Janeiro, 2022