Portugal promove oportunidade de internacionalização para empresas europeias no Ghana

A Agência Espacial Portuguesa está a promoveer, juntamente com o AIR Centre, a terceira de quatro calls para promover a internacionalização de PME europeias que desenvolvam produtos baseados no Copernicus. Depois da África do Sul e do Brasil, 10 PMEs serão selecionadas para participar num evento presencial em Acra, no Ghana.

[ATUALIZAÇÃO: A DATA-LIMITE PARA SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS FOI ALARGADA PARA 19 DE AGOSTO, ATÉ ÀS 23H59 GMT]

Após o sucesso da primeira e segunda chamadas, às quais empresas de nove países europeus apresentaram propostas, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, em conjunto com o AIR Centre, está a promover a terceira oportunidade de internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) europeias que desenvolvem produtos baseados no Copernicus.

Esta terceira convocatória visa as PME europeias que utilizam o serviço de observação da terra da União Europeia e que procuram expandir os seus negócios para o Gana. Ao todo, 10 PMEs serão seleccionadas para participar num evento presencial em Acra, que terá lugar nos dias 26 e 27 de Outubro de 2022.

A participação nesta iniciativa proporcionará às PMEs europeias possibilidades únicas de networking, permitindo-lhes ganhar visibilidade e expandir os seus negócios para um país africano próspero, ao mesmo tempo que se estimula a utilização de dados Copernicus por entidades ganenses.

Além disso, este evento coincidirá com a semana GEO Blue Planet Symposium 2022, organizada pelo Grupo de Observações da Terra, que terá lugar nas mesmas datas em Acra.

Apoiando a internacionalização das empresas europeias, o Espaço Portugal e o AIR Centre estão também a contribuir para que países como o Ghana possam tirar partido das inúmeras possibilidades que  Copernicus oferece. As imagens de satélite e produtos gerados pelo programa possibilitam serviços de valor agregado que impactam positivamente diversos setores, como agricultura, silvicultura, otimização de recursos ou gestão de infraestruturas.

Nos dois primeiros convites, que proporcionaram oportunidades de promoção e internacionalização na África do Sul e no Brasil, 20 empresas foram seleccionadas pelo júri, composto por Portugal Space, AIR Centre, EUSPA (Agência da União Europeia para o Programa Espacial) e parceiros organizadores locais.

A Nigéria será o último destino do evento de acção da FPCUP em 2023. Nesse país, as empresas europeias — a serem seleccionadas a partir de uma futura convocatória — terão uma oportunidade de networking excepcional para aumentar a sua visibilidade nos mercados internacionais, conduzindo à expansão da sua atividade.

Não perca esta oportunidade única. Submeta aqui a sua candidatura!

A data-limite para participar nesta convocatória para a Internacionalização das PMEs no Gana é 19 de Agosto, às 23h59 GMT.

 

Para mais detalhes, leia o Guia dos Participantes.

A Comissão Europeia financia o projecto FPCUP ao abrigo do FPA nº: 275/G/GRO/COPE/17/10042

Autor
Portugal Space
Data
25 de Julho, 2022