Treze portugueses ainda alimentam
o sonho de serem astronautas

Dos 320 portugueses candidatos a astronautas da ESA, 13 continuam na corrida: dez homens e três mulheres.
O processo de seleção deverá ser concluído em outubro.

Treze portugueses continuam na corrida para fazerem parte do primeiro grupo de astronautas europeus que poderão viajar até à Lua, tendo passado à segunda fase do processo de seleção de astronautas promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA). Dos 13 portugueses convidados para a segunda etapa do concurso, dez são homens e três são mulheres, anunciou hoje a ESA. Todos eles realizaram já os testes necessários para saber se vão seguir para os testes psicológicos da segunda fase do processo de seleção. 

Inicialmente, 320 portugueses apresentaram a sua candidatura a astronauta, o que perfaz 1,4% de todos os candidatos europeus. Os 13 portugueses (4% do total inicial) selecionados para a segunda fase representam 1% dos candidatos europeus ainda na corrida, num total de 1361. No que diz respeito ao género dos candidatos nacionais, 3,8% dos homens (10 de 260) e 5% das mulheres (3 de 61) mantêm-se na corrida. 

O diretor da Agência Espacial Portuguesa — Portugal Space, Hugo Costa, congratula os portugueses selecionados para a segunda fase do processo de seleção de astronautas europeus: “Com 13 portugueses ainda nesta corrida, podemos continuar a alimentar o sonho de ter o primeiro astronauta português, até porque este processo contempla duas linhas possíveis para se ser astronauta, o Astronauta de Carreira e o Astronauta de reserva.”  

Hugo Costa lembra ainda que, na primeira fase deste processo, o número de candidatos portugueses a astronauta duplicou face ao de 2008, ano em que aconteceu o último concurso de seleção da ESA. “É um reflexo da aposta que Portugal tem vindo a fazer nas atividades espaciais, mas também do esforço e qualidade da academia portuguesa, de onde têm saído jovens preparados e entusiasmados para construírem o seu futuro no setor espacial”, frisa ainda.   

Afastando a lupa para uma leitura a nível europeu, neste momento, de um total de 22.523 candidaturas válidas de cidadãos europeus, apenas 5,8% dos candidatos foram convidados para a segunda fase (1.361). À data de hoje, 10 de fevereiro, 1.307 tinham já realizado os testes da presente etapa desta segunda fase. 

O processo de seleção de astronautas da ESA, que acontece pela primeira vez desde 2008, também foi o primeiro a incluir vagas para candidatos com alguma deficiência física. A Agência recebeu um total de 287 candidaturas a parastronautas, dos quais quatro foram portugueses. Até ao momento, a agência não divulgou a nacionalidade dos 25 parastronautas convidados para a fase de testes.  

Este projeto piloto dará oportunidade de seguir uma carreira de astronauta a uma parte da sociedade que foi até agora excluída do voo espacial. Pela primeira vez na história, uma agência espacial assume um projeto inclusivo desta magnitude. 

O processo de escolha de astronautas da ESA está dividido em seis fases e deverá estar concluído entre outubro e novembro deste ano. Os testes da fase 2 terminam a 31 de maio, sendo um processo gradual e que inclui duas etapas: os candidatos que forem bem-sucedidos nos testes de desempenho psicológico irão participar num conjunto de entrevistas psicológicas e testes de grupo antes dos testes médicos, marcados para maio e junho. Aos testes médicos seguem-se entrevistas de recrutamento, agendadas para setembro. Nessa altura, o processo de seleção deverá estar reduzido a 50 candidatos, culminando no último trimestre de 2022 na escolha de até seis astronautas de carreira e 20 astronautas de reserva, que não fazendo parte dos quadros da ESA podem vir a ser selecionados para projetos específicos.  

A campanha de recrutamento de astronautas faz parte de uma estratégia mais abrangente da Agência Espacial Europeia que visa mostrar que existe um número elevado de oportunidades de trabalho dentro da organização. A Agência tem como objetivo recrutar cerca de 100 pessoas anualmente durante a próxima década e lançou já em fevereiro uma nova edição do programa de estágios para recém graduados (YGT na sigla inglesa para Young Graduate Programme), a qual podem concorrer os estudantes portugueses. 

 

Autor
Portugal Space
Data
10 de Fevereiro, 2022