ESA lança inquérito à comunidade marítima sobre utilização de sistemas espaciais

A Agência Espacial Europeia quer conhecer o real nível de utilização que o setor marítimo faz dos recursos espaciais (sistemas, dados e tecnologias), quais os seus maiores desafios e prioridades. O questionário online pode ser preenchido até ao final de fevereiro.

Portugal, através da Agência Espacial Portuguesa, trabalha em estreita colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA),  nos seus mais variados programas e atividades espaciais.

No início de 2020, a ESA criou uma Task Force composta por representantes dos Estados-Membro e especialistas da Agência Espacial Europeia para explorar o potencial das tecnologias e dados de satélite como ferramenta para responder aos desafios e ambições do sector marítimo europeu.

Esta Task Force foi designada de Blue Worlds , na sequência de uma ação desenvolvida em 2019 para mapear o conjunto de atividades desenvolvidas ou programadas pela ESA que seriam relevantes para o setor marítimo. Algum material de apoio que pode ser consultado aqui.

No quadro da Blue Worlds Task Force (BWTF) foi decidido abordar os diferentes atores do setor marítimo (que aqui surgem como utilizadores) para determinar o real nível de utilização que estes fazem dos recursos espaciais (sistemas, dados e tecnologias), perceber quais os seus maiores desafios e prioridades.

Neste sentido, a ESA desenvolveu um questionário que está a ser promovido a nível europeu junto da comunidade marítima direcionado a atuais e potenciais utilizadores de recursos espaciais.

A resposta ao inquérito não exige qualquer conhecimento prévio sobre atividades, tecnologias ou outros aspetos ligados ao setor espacial. Foi construído para que todos possam expressar os seus pontos de vista e as suas expetativas de acordo com os seus conhecimentos.

Deste modo gostaríamos de partilhar este questionário pela comunidade nacional e de poder contar com a sua participação, pedindo-lhe que responda às questões  até ao final de fevereiro de 2021.

A Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, apoia esta iniciativa da ESA e agradece-lhe, desde já o seu tempo e contributo.

Em caso de dúvida relativamente ao inquérito, por favor, contacte o representante português na BWTF, Carolina Sá [carolina.sa [@] ptspace.pt], gestora de projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa, ou Piero Messina [Piero.Messina [@] esa.int] (ponto de contacto para esta ação na ESA).

Autor
Portugal Space
Data
2 de Fevereiro, 2021